INÍCIO

    Nascido em Porto Alegre, em 07 de setembro de 1977, Jader vem de uma família ligada à música. Cresceu escutando as canções da MPB que faziam parte do repertório de sua mãe, também cantora, mas foi em São Gabriel, na casa dos parentes, que escutou pela primeira vez os velhos lps das Califórnias da Canção, César Passarinho, Leopoldo Rassier, dos grandes cantores e grupos gaúchos, de Mercedes Sosa, Jorge Cafrune, Los Chalchaleros...

    Aos 11 anos, aprende a tocar violão em um “Trovador” que fora de seu pai, e que estava já velho e sem cordas, sem ter quem o tocasse. Aos 13, as primeiras apresentações na escola, e dali em diante, o violão sempre foi companheiro nas festas em família e reuniões com os amigos.


    No ano 2000, Jader Leal é convidado para fazer parte do staff dos músicos da Estância de São Pedro, tradicional bar típico nativista da noite porto-alegrense, onde efetivamente construiu sua carreira e solidificou a parceria com letristas e compositores.

 
    Jader Leal defende a música regional de temática nativista, através de composições próprias e de artistas consagrados no cenário musical gaúcho, com forte influência das “coisas do campo”, da fronteira com o Uruguai e Argentina, das “estradas e corredores”, agregando a essas temáticas sonoridades influenciadas por diversas tendências musicais, como as chamarritas missioneiras, as milongas gauchas,o folklore latino-americano, a mpb.

    Como intérprete, violonista e compositor, participa dos festivais de música nativista no RS e em SC, com trabalhos apresentados em diversos festivais.

    "Depois dos Mates", já nas lojas!